Combatendo o desemprego na cidade de Teresina

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Singularidades/Centro de Liderança Pública para a obtenção do grau de Especialista em Liderança e Gestão Pública.

Autoria: Fábio Nery.

Resumo:

O projeto que se inicia tem delimitação geográfica à cidade de Teresina, capital do Piauí. Este município tem como peculiaridades algumas características que a tornam uma cidade com grandes potenciais de desenvolvimento. Entretanto, defronta-se com a seguinte a problemática: como superar o desemprego entre os jovens e com isso fomentar o emprego e renda?

Pensando em contornar este problema, buscou-se por meio de estudos de mercado encontrar uma atividade que se adequasse a necessidade de criação de muitos empregos e que estes fossem direcionados aos mais jovens e que não exigisse experiências anteriores. O segmento escolhido com bases em dados do cenário nacional após pesquisa levantada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo-SEMDEC foi o segmento de call centers, se caracterizando por apresentar um grande potencial de empregabilidade na região onde se instalam.

Para dar base a esta política foi idealizada a elaboração de legislação especifica para os call centers e articulação com as empresas, poder legislativo local, técnicos e instituições ligadas aos jovens com o objetivo de viabilizar a geração de empregos entre os jovens de 18 a 24 anos. Os resultados obtidos tendo por base os dados do CAGED apontam para um projeto que atingiu seu objetivo amplo: a redução da taxa de desemprego.

Leia este trabalho na íntegra no arquivo abaixo:

Entrevista | Daniel Gómez Gaviria (World Economic Forum) fala sobre os efeitos da globalização na economia

Com apoio da Comunitas, a Um Brasil entrevistou Daniel Gómez Gaviria, líder de pesquisa de competitividade do World Economic Forum, sobre o importante papel das cidades brasileiras no aumento da produtividade.

1