Contratualização de resultados

Humberto Falcão Martins e Thiago Toscano

Gestão de desempenho e competências no TJ-CE

Mario Woortmann

O Sistema de Alta Direção Pública do Chile e as melhores práticas para o fortalecimento de lideranças no setor público

Marcela Rivera

Diretamente do Chile, Marcela Rivera, Diretora de Educação na Alta Dirección Pública, apresenta o Sistema de Alta Direção Pública (ADP), modelo que seleciona profissionais qualificados para desempenhar cargos públicos de alto escalão, aumentando a confiança nas instituições e diminuindo o peso das indicações políticas. O projeto faz parte de pacote de reformas administrativas que busca modernizar a máquina pública chilena, tornando-a mais transparente. O modelo não é inédito, anteriormente foi implementado na Grã-Bretanha, porém o mérito do modelo chileno é a possibilidade de incluir a oposição no conselho da ADP.

  • Assista ao webinário ao vivo da especialista para a Rede Juntos, no dia 31 de março de 2017.

Inovação na Gestão de Pessoas | com Renata Vilhena

 

Este webinário aconteceu no dia 05 de abril de 2017 na plataforma Rede Juntos.

A consultora especialista do Instituto Publix e professora associada na Fundação Dom Cabral, Renata Vilhena, falou sobre Inovação na Gestão de Pessoas | Avaliação de Desempenho e Remuneração por Competências.

A conversa foi ao vivo. Veja como foi! 

 

Baixe a apresentação! 

Profissionalização da Gestão Pública

Humberto Laudares

 

Na busca pelo aprimoramento da gestão pública, alguns passos devem ser tomados para que a eficiência prevaleça sobre modelos ultrapassados de gestão. Para pautar um debate em Profissionalização da Gestão Pública convidamos o especialista em políticas públicas Humberto Laudares, que falou sobre recrutamento, seleção de funcionários e fortalecimento de lideranças no setor público. Humberto deu um panorama sobre a evolução das reformas de gestão ocorridas no Brasil e trouxe exemplos importantes sendo empreendidos em cidades brasileiras, como Porto Alegre.

O Webinário na íntegra você pode assistir abaixo: 
 

 

Na busca pelo aprimoramento da gestão pública, alguns passos devem ser tomados para que a eficiência prevaleça sobre modelos ultrapassados de gestão. A Rede Juntos foi criada com a visão 

de ampliar o espaço de trocas entre gestores públicos, estes que acreditamos ser os principais agentes da transformação positiva do setor público brasileiro. 

Reconhecendo a importância de fortalecermos lideranças no setor público, a Rede Juntos promove a série de webinários sobre a Profissionalização da Gestão Pública, que têm como foco discutir casos de sucesso em formação, valorização e aprimoramento de carreiras no setor público. O conteúdo é direcionado a públicos, secretários, prefeitos, jornalistas e pessoas interessadas​ ​na​ ​construção​ ​de​ ​uma​ ​gestão​ ​pública​ ​de​ ​qualidade. 

Para pautar esse debate, convidamos profissionais e acadêmicos que irão abordar o assunto sob diferentes perspectivas. 

O especialista em políticas públicas Humberto Laudares participou do primeiro webinário da série, no dia 24 de março, falando sobre a profissionalização da gestão pública em perspectiva macro, considerando o recrutamento, a seleção dos funcionários e o fortalecimento de lideranças no setor público. Humberto deu um panorama sobre a evolução das reformas de gestão ocorridas no Brasil e trouxe exemplos importantes sendo empreendidos em cidades brasileiras, como Porto Alegre. 

No dia 31 de março à 18:30, Marcela Rivera, Chefe de Equipe de Educação da Subdireção da Alta Dirección Pública do Chile, virá discutir conosco o inovador sistema de recrutamento do setor público chileno, implantado em 2003, que visa modernizar e profissionalizar o Estado. Na semana seguinte, no dia 5 de abril, o webinário será feito em parceria com o Instituto Publix. Representando a organização, Renata Vilhena e Caio Marini tratarão da inovação da gestão de pessoas no funcionalismo público, ponderando medidas como avaliações de desempenho e remuneração por competências. 

 

No dia 13 de abril às 18:00 teremos a presença de Humberto Falcão Martins e Thiago Toscano, abordando o tema da contratualização e apresentando o caso do governo do Rio Grande do Norte. No dia 20 de abril às 9:00 o professor Gilberto Carvalho se juntará a nós para discutir políticas de desenvolvimento através, abordando temas como trilhas de aprendizagem, inovação, hackathons e as moedas de conhecimento (TOT). Finalmente, a fim de compreender a realidade da inovação da gestão de pessoas no setor público, dia 10 de maio, também às 9:00, teremos a presença de Mario Woortiman do Instituto Publix ​para conversarmos sobre gestão​ ​do​ ​desempenho​ ​e​ ​competências​ ​no​ ​TJ-CE.

Seleção meritocrática para ocupação de cargos comissionados

Por EUGENIO JOSÉ ZULIANI, FABIO FERRAZ, ROSANDRA ELIZABETH PADRON ARMADA, THIAGO PEDRINO SIMÃO

Relatório final apresentado ao Centro de Liderança Pública como parte das exigências para a obtenção do título de especialista em Liderança e Gestão Pública sob a orientação do Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho.