Artigo | O Valor da Gestão para os Municípios | Vicente Falconi

Por Vicente Falconi

O Brasil começou a acordar para a gestão na década de 1980. Naquela época, somente os livros de Taylor e Fayol eram disponíveis na área de gestão. Muito pouca gente falava em meta.

Na década de 1990, com a abertura de nosso mercado, houve uma demanda explosiva por gestão por parte das empresas. Somente meus livros venderam mais de um milhão de exemplares. Como resultado deste esforço, já na década seguinte, algumas empresas começaram a despontar no mercado internacional. Hoje é fato conhecido que empresas que se dedicam a difundir o método de gestão têm um desempenho financeiro superior às empresas de seu mesmo setor. O Brasil vai bem em termos de gestão no setor privado.

Ainda no final dos anos 1990 começaram a aparecer alguns órgãos estatais interessados em gestão, a começar pelo Ministério da Fazenda. Depois, logo no início da década seguinte, houve um grande sucesso do “Choque de Gestão” do governo mineiro.  Depois deste evento, vários órgãos federais, estaduais e municipais têm feito esforços nesta direção, com muito sucesso, num movimento que devemos incentivar.

O esforço da Comunitas, por meio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, é meritório no sentido de atuar na base municipal, exatamente onde existem muitos problemas, principalmente no equilíbrio financeiro. A situação administrativa dos municípios, como constatada pelo Ministério das Cidades, é péssima: 95% têm suas contas criticadas. Precisamos, todos nós, fazer um esforço para aumentar a base da Comunitas e reduzir os custos de nosso trabalho de tal forma a abranger um número cada vez maior de municípios.  Seria um sonho poder difundir junto à base do Estado brasileiro sólidos conhecimentos e a prática da gestão. O município é onde a qualidade de vida do cidadão é mais afetada e é exatamente por isto que este trabalho tanto me entusiasma.

 

1

 

Entrevista | Regina Esteves fala sobre eficiência na gestão pública

Transparência de governo e a importância do engajamento público com efetividade. Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, discute eficiência, participação popular e como utilizar ferramentas empresariais no âmbito da esfera pública.

 

 

9

 

Vídeo | Inovação na Gestão Municipal - A Experiência do Programa Juntos | Patrícia Loyola

Neste vídeo Patricia Loyola, Diretora de Comunicação da Comunitas, fala a respeito da experiência do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável e a comunicação estratégica envolta nos pilares da ação. Confira!

1

 

Vídeo | Gestão pública como instrumento de transformação social, com André Barrence e Marivaldo Pereira

Em um vídeo feito na FecomércioSP de 2016, o auditor federal Marivaldo Pereira, junto a André Barrence, especialista na área de gestão pública, discutem o serviço público como instrumento de transformação social. Confira!

 

2

 

1

 

Webinário | Gestão em Tempos de Crise, por Fernando Abrúcio

Fernando Abrúcio (FGV)

Neste webinário Fernando Abrúcio, acadêmico da Fundação Getúlio Vargas e especialista na área de políticas públicas, fala a respeito da gestão pública em tempos de crise. Confira!

2

 

Publicação | Governos que servem: inovações que estão melhorando a prestação de serviços aos cidadãos

Resumo

Historicamente a dificuldade para inovar tem sido apontada como uma característica inerente ao setor público. Porém, muitos governos estão renovando suas formas de interação com os cidadãos a partir de práticas inovadoras que desafiam as tradicionais deficiências de gestão, fragmentação e complexidade da prestação dos serviços públicos.

Esta publicação apresenta as lições aprendidas a partir de casos estudados com base em um marco analítico comum. Nela são analisadas dimensões como as novas tecnologias de informação e comunicações, a coordenação governamental, os marcos regulatórios e os modelos de gestão.

Com base nestes estudos, são identificados três importantes vetores da inovação em serviços: integração, simplificação e gerenciamento. Adicionalmente, especialistas reconhecidos apresentam as lições da experiência internacional e fornecem recomendações para os tomadores de decisões interessados em colocar as necessidades dos cidadãos no centro da ação do governo.

 

Esta publicação está em português.

Leia o artigo na íntegra no arquivo abaixo:

Publicação | O Uso de Big Data no Setor Público (Inglês)

Resumo

Este artigo analisa diferentes maneiras pelas quais o uso do Big Data pode ser alavancados para melhorar a eficiência e eficácia do governo. Ele descreve cinco casos nos quais conjuntos diversos de informações são reunidos, processados ​​e analisados ​​em três áreas políticas diferentes: cidades inteligentes, tributação e cidadão segurança.

Os casos, compilados a partir de extensas pesquisas de mesa e entrevistas com acadêmicos líderes e profissionais no campo da análise de dados, foram analisados ​​a partir da perspectiva do público servidores interessados ​​em dados importantes e, portanto, abordam os aspectos técnicos e institucionais de as iniciativas. Com base nos estudos de caso, foi elaborado um guia de políticas para orientar funcionários públicos da América Latina e Caribe na implementação de grandes iniciativas de dados e promoção de dados ecossistema.

O guia abrange aspectos como liderança, arranjos de governança, regulamentação de frameworks, compartilhamento de dados e privacidade, bem como considerações para armazenar, processar, analisar, e interpretação de dados.

 

Este conteúdo está em Inglês.

Leia o artigo na íntegra no arquivo abaixo:

O Uso de Big Data (Inglês)

 

Publicação | Anais do Seminário de Inovação em Gestão Pública

Resumo

O Seminário de Inovação em Gestão Pública tem o intuito de trazer profissionais e mestrandos da área de gestão pública para dividir experiências e cases de sucesso já implementados nos órgãos em que trabalham. Elaborado a pedidos de ex-alunos do Programa de Mestrado em Administração Pública oferecido por Columbia no Brasil (Global EMPA) o Seminário trouxe quatro eixos temáticos principais; Gestão Pública Eficaz no Século XXI, Cidades Metropolitanas: o que funciona?, Reformas de Baixo para Cima: Governança Compartilhada na Prática e Inovações nas Políticas Sociais. Dos mais de 60 resumos recebidos, 17 foram selecionados e apresentados no dia do evento, que ocorreu dia 10 de novembro de 2016 em São Paulo.

 

Esta publicação está em português.

Leia o material na íntegra no arquivo abaixo:

Arquivos | Encontro Rede Juntos: Inovação na Gestão de Pessoas, Serviços e Investimentos

Secretários municipais, especialistas e gestores públicos reuniram-se no dia 13 de novembro no Insper, para discutir a Inovação na Gestão de Pessoas, Serviços e Investimento, durante o Encontro Rede Juntos promovido pela Comunitas. O evento serviu para a troca de experiências e contou com explanações de Secretários e especialistas nos temas. Foi apresentado um cenário econômico atual e as perspectivas para 2018 e experiências recentes no que concerne as parcerias público-privadas e os novos paradigmas de contratualização de serviços públicos foram alguns dos temas abordados durante o encontro. Ao final, a Presidente do Conselho de Gestão Fiscal da Prefeitura de São Paulo, Ana Clara Abrão, falou sobre Despesas de Pessoal: oportunidades de ganhos de eficiência e melhoria da Gestão.

Acesse o conteúdo apresentado pelos palestrantes! 

Estudo de iniciativas para redução de despesas de pessoal e aumento de eficiência

Parceria público privadas municipais: experiência recente

Novos Paradigmas de contratualização de serviços públicos

A experiência da Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias de Teresina

A gestão contratualizada de serviços públicos

Gestão privada para o interesse público

A experiência da Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias de São Paulo

Dúvidas

SALMON VITORINO

Olá Pessoal,

Não consigo acessar o conteúdo desse evento...

 

Georgia Anunciação

Olá, Salmon! 

Enquanto logado no seu usuário, tente atualizar a página com o navegador do Google Chrome. Os conteúdos aparecerão para você. 

Caso o problema persistir, entre em contato conosco novamente.