CONTEXTO | Introdução

Você sabia que o Brasil possui uma série de políticas públicas que fornecem acesso a alguns serviços de saúde para a primeira infância – e que muitos deles podem chegar ao seu município? E que, em contraponto a este fator positivo, temos um débil sistema educacional direcionado aos primeiros anos de vida?

A Rede Juntos compreende e fortalece a premissa de que as crianças são o futuro do nosso país. E em menção ao Dia das Mães, a plataforma formulou uma trilha inteira sobre primeira infância, para assim podermos contribuir efetivamente com a consolidação de políticas públicas voltadas para os primeiros anos de vida.

Nesta trilha, você poderá ler a respeito de aspectos de saúde pública voltados para a maternidade e primeira infância, bem como aspectos jurídicos que envolvem a adoção no Brasil. Além disso, trazemos aqui uma série de boas práticas aplicadas em diversas esferas públicas do país. Acreditamos que através da disseminação destas práticas, nossos usuários envolvidos com gestão pública possam se inspirar a fortalecer políticas voltadas para a maternidade e para os primeiros cinco anos de vida. 

Vamos Juntos?

CONTEXTO | Apresentação do Tema Saúde Pública por Regina Esteves, Diretora Presidente da Comunitas

Com o objetivo de aperfeiçoar os processos da gestão e a qualidade do serviço municipal de saúde, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolveu diversas frentes de trabalho, tais como a premiada Rede Bem Cuidar de Pelotas e a plataforma e-Você, que se tornou um grande instrumento de participação da sociedade nas cidades em que foi implementada. O programa Juntos aposta na união entre sociedade civil, iniciativa privada e setor público para aprimorar a gestão e os serviços públicos oferecidos aos brasileiros.

Gostaríamos de agradecer todo o apoio técnico e conceitual da nossa rede que nos apoiou para o desenvolvimento desta publicação, com destaque para o especialista em saúde Januário Montone e o escritório de advocacia Mattos Filho, que enriqueceram todo o processo de co-criação.

Além deste material, a Comunitas também conta com uma série de Cartilhas de Replicabilidade que descrevem as experiências de diversas frentes que promoveram a melhoria de processos e as finanças das 12 cidades que compõem a rede do Juntos. O objetivo é que essas publicações engajem outras cidades a replicarem as boas práticas sem a participação direta da Comunitas ou de nossos parceiros técnicos. Nosso propósito é contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A Cartilha de Gestão de Saúde Pública apresenta boas práticas realizadas no Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável em Campinas (SP), Paraty (RJ), Pelotas (RS) e Juiz de Fora (MG), descreve o panorama geral da área, além de propor soluções inovadoras para a administração pública municipal.

 

 

1

 

LEGISLAÇÃO | Legislação em Saúde Pública

GESTÃO DE PESSOAS em Saúde

ENGAJAMENTO CÍVICO em Saúde Pública

Gestão Estrutural em Saúde Pública

MELHORIA DAS CONTAS em Saúde Pública

FERRAMENTAS em Saúde Pública

Inovar em Saúde Pública

BOAS PRÁTICAS em Saúde Pública