Bem-vindo à Rede Juntos!

O que você quer transformar em sua cidade hoje?

Com essa pergunta nasceu o Programa Juntos, programa de aperfeiçoamento da gestão pública que atua em diversas cidades brasileiras.

A Plataforma Rede Juntos nasceu de uma demanda de replicabilidade do Juntos, visando  empoderar e possibilitar a troca entre servidores públicos municipais no intuito de levar o conhecimento produzido e os casos de sucesso para cada vez mais prefeituras, favorecendo a melhoria dos serviços prestados à população. Trata-se de um espaço de construção colaborativa do conhecimento criada com base no conceito de wiki, ou seja, com conteúdo dinâmico, constantemente aperfeiçoado por meio de uma produção colaborativa e  que também disponibiliza conteúdos do acervo da Comunitas e indica conteúdos de parceiros com o objetivo de formar uma rede ativa de gestores interessadas em usar, criar e compartilhar informação e conhecimento.

A Plataforma é aberta e gratuita para acesso a todo o conteúdo disponível. Usuários que fizerem um cadastro poderão colaborar e exercer atividades de interação, desde sugerir modificações em conteúdos, por exemplo, até criar, revisar e publicar conteúdos diretamente.  

Vamos juntos?

Como a Plataforma Rede Juntos está organizada? 

A Plataforma foi estruturada por meio de trilhas de conhecimento que unem um tema e um desafio para possibilitar a navegação em diferentes direções, seja por temas, desafios, cidades, tipos de publicações (livros, artigos, relatórios) ou conteúdos (vídeos, podcasts e webinários). Todo o conteúdo produzido é baseado em experiências reais, implantadas pelo programa Juntos. A Plataforma funciona também como um repositório de artigos, livros, manuais e outros recursos formativos, em diversos formatos. Em algumas seções, funciona como um referatório que aponta links para conteúdos em sites externos. Faz parte também da Plataforma um ambiente virtual para reuniões de grupos de trabalho para a promoção de ações compartilhadas, acessível para servidores envolvidos em projetos do programa Juntos nas cidades.

 

Quais as possibilidades de colaboração que a Plataforma oferece?

A Plataforma é aberta e gratuita para acesso a todo o conteúdo disponível. Usuários que fizerem um cadastro poderão colaborar e exercer atividades de interação, desde sugerir modificações em conteúdos, por exemplo, até criar, revisar e publicar conteúdos diretamente.   

 

Como usar o conteúdo disponível?

Todo o conteúdo da plataforma é gratuito e aberto, licenciado em Creative Commons BY-NC-SA, o que permite reuso, cópia e distribuição sem finalidade comercial, com a devida atribuição autoral. A licença permite ainda adaptação/remix do conteúdo e compartilhamento, desde que a licença do material derivado seja também CC BY-NC-SA. Todo conteúdo inserido por usuários cadastrados também terá licença aberta, conforme indicado no “termo de aceite” no momento do upload. Eventualmente, a Plataforma poderá ter recursos fechados que foram cedidos para publicação, mas que trazem alguma licença restritiva para uso ou reuso, nesse caso, haverá uma indicação/aviso para o usuário.

 

Como se cadastrar?

Para criar uma conta, o usuário deverá fazer um cadastro utilizando um endereço de email e criando uma senha.

 

O que publicar?

Conteúdos de cunho educacional e pertinentes ao assunto no qual estão inseridos, de autoria do usuário, de autoria coletiva (com anuência dos demais autores) ou que estejam no domínio público. Ao postar textos, vídeos e demais materiais que não são de sua autoria, procure verificar a licença de uso, checar se permite compartilhamento em outros ambientes livremente, verifique se um conteúdo que você encontrou e achou tão bacana não está também em outro site, e com isso busque saber a origem.

 

O que não publicar?

Materiais ofensivos, pornográficos, relacionados a atividades ilegais, que invadam a privacidade de terceiros, viole a legislação de Direito Autoral ou os Direitos Humanos, propaganda, conteúdos com vírus, spam, ou comentários abusivos poderão ser excluídos e, caso algum usuário identifique conteúdo desse tipo, deverá notificar os administradores da plataforma utilizando o formulário de contato ou pelo e-mail gestão.conhecimento@comunitas.org.br