Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

Bruna Santos

inserir tag dados abertos

Gestão de Conhecimento

Resolvido! 

Desafio

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

Tatiane de lima santos

Oi oi 

Bruna Santos

Oi Tatiane, você conseguiu acessar a cartilha?

Abs

 

Dúvida frequente

O que é o PDCA? Quais são suas fases?

Rede Juntos

Olá,

O PDCA é um método gerencial que é dividido em quatro fases: planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). Este método permite que as prefeituras sejam capazes de promover as mudanças necessárias de maneira eficiente, obtendo melhorias contínuas. O PDCA atua na resolução de problemas, no entendimento do papel de cada um no esforço coletivo e no aprendizado contínuo, Quando o projeto se encerra e se torna uma rotina, o PDCA se transforma em um SDCA (Standard, Do, Check e Act; em português: Padronizar, Fazer, Verificar e Agir).


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Como são criados os pacotes de despesas e receita?

Rede Juntos

Olá,

Os pacotes são grupos de despesas de uma mesma natureza e que, normalmente, são comuns às entidades ou órgãos.Um pacote de despesa pode envolver muitas entidades distintas no acompanhamento, pois todas gastam energia elétrica, água ou até consomem os mesmos materiais de escritório. Já em receitas, os pacotes são os tributos municipais, nos quais dependem exclusivamente dos esforços das equipes da prefeitura, por exemplo IPTU ou ISS.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Quais práticas foram realizadas pelos municípios que executaram a frente de Equilíbrio Fiscal?

Rede Juntos

Olá,

Uma série de medidas foram executadas após a identificação de desvios, causados por particularidades locais. Na frente de Receitas foram realizadas a revisão de legislação, revisão de políticas de descontos para pagamento antecipado de impostos, alterações em processos de cadastramento de imóveis, atualizações cadastrais, melhorias dos processos de cobranças administrativas, criação de cadastro de inadimplentes e ampliação das fiscalizações. Já em despesas, ocorreram o aprimoramento de controle de estoques e distribuição de produtos, revisão de contratos de serviços terceirizados, adequação de tarifas de energia elétrica, devolução de veículos oficiais locados, estabelecimento de limites de gastos de telefonia e racionalização do uso de telefonia fixa a partir da adoção de senhas, capacitação das equipes de compras, controle de gastos com horas extras e otimização de gastos com medicamentos e redução de estoques.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

O que significa gerenciamento matricial?

Rede Juntos

Olá,

O gerenciamento matricial é um método gerencial utilizado para planejamento e controle das receitas ou despesas. A partir dessa organização é realizado um exame detalhado dos valores, além da criação de metas de redução de despesas ou incremento de receitas. A partir das oportunidades identificadas, é possível obter os maiores potenciais de ganho com a economia e a racionalização do orçamento municipal.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Quais são as fases de um processo de licitação?

Rede Juntos

Olá,

O procedimento de licitação é dividido em duas etapas: a interna, na qual a Administração Pública inicia o processo administrativo interno (o qual pauta a sua tomada de decisão sobre a contratação), e a externa, na qual a licitação se torna pública para potenciais interessados. A etapa interna é composta por procedimentos formais da própria Administração Pública, como a definição do objeto que se pretende contratar, modalidade, escolha do tipo, indicação de recursos para a despesa e elaboração da minuta do edital e do contrato. A fase interna, preparatória da licitação, é essencial para o restante do processo e para execução do contrato. A Administração Pública deverá avaliar a a oportunidade e conveniência da contratação, fundamentar a finalidade do projeto e seus respectivos benefícios. A etapa externa se inicia com a divulgação da licitação ao público, Suas fases são divididas em abertura, habilitação, julgamento, homologação e adjudicação. Na licitação de concessão comum e PPP, as fases de Habilitação e de Julgamento poderão ser invertidas. Nas licitações, na modalidade Pregão e regidas pelo RDC, as fases de habilitação e de julgamento necessariamente serão invertidas.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Como é realizado o diagnóstico dos processos de compras?

Rede Juntos

Olá,

O diagnóstico é o ponto inicial para qualquer projeto executada nos municípios. A partir do entendimento de como está o cenário, condições podem ser avaliadas e planejadas para que se formalizem metas de melhorias. O trabalho executado em Paraty teve duração de oito meses, sendo dividido em duas grandes Macroetapas - Planejamento e Controle e Captura de Resultados - sendo que a primeira delas é dividida em cinco etapas menores, que são: mapeamento do processo de compras governamentais municipais, definição de indicadores de desempenho, identificação de oportunidades de melhoria, reprojeto dos processos e elaboração do plano de implantação. Com o cumprimento de todas essas etapas. são identificadas oportunidades de melhoria e subsídios para construção de um plano de ação (chamado de reprojeto) para o aprimoramento de compras governamentais. São avaliadas quatro dimensões que compõem o processo de compras, que são: processos, estrutura, recursos humanos e recursos tecnológicos. Após o levantamento dessas quatro dimensões a partir de análise documental, bases de dados, entrevistas e sistemas de informação, foram identificados diversos fluxos de processos de compras  - compras por licitação, compras diretas, entre outros - executados dentro da prefeitura.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Quais são os benefícios de se ter um processo de compras aprimorado?

Rede Juntos

Olá,

Como regra geral, o procedimento de compras - mais precisamente o de licitações - configura o meio necessário à realização de contratações pela Administração Pública. Considerando a vasta gama de bens e serviços, objeto de contratações públicas e, nesse sentido, a recorrência da realização de procedimentos que melhor atendam as necessidades da Administração Pública. Pensando em eficiência, procedimentos com excesso de regras (em comparação ao objeto pretendido) implicam em maior dispêndio de tempo até a assinatura do contrato e consequente fruição dos bens e serviços contratados pelo ente público. São diversos os benefícios associados ao aprimoramento dos processos de compras e à adequação entre as modalidades de contratação e as efetivas necessidades públicas. O aprimoramento, além de reduzir ineficiências atreladas ao excesso de formalismo, dispêndio de recursos públicos, mobilização de equipes e privação de ganhos de escala e escopo.De modo geral, os benefícios trazidos pelo aprimoramento dos processos de contratações públicas alcançam o orçamento público, o objeto dos contratos e os ônus de gestão e fiscalização contratual assumidos pelo ente público.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Quais são as modalidades existentes de compras governamentais?

Rede Juntos

Olá,

De modo geral, existem diversas leis que regulamentam a matéria de compras governamentais, como a Lei Geral de Licitações, Lei de Concessões, Lei do Pregão, Lei de PPP, Lei de Consórcios Públicos, Lei do RDC e a Lei das Empresas Estatais. A Lei Geral das Licitações estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos administrativos relativos a obras, serviços, compras, alienações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Este dispositivo jurídico se divide em concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. A Lei das Concessões dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previstos na Constituição Federal. Já a Lei do Pregão, por sua vez, institui o pregão como modalidade de licitação passível de ser adotada para aquisição de bens e serviços comuns. Os bens e serviços comuns são definidos como aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. Já na Lei de PPP instituiu normas gerais para licitação e contratação de parcerias público-privadas no âmbito da Administração Pública. Enquanto isso, a Lei dos Consórcios Públicos dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios contratarem consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum. A Lei do RDC, por sua vez, instituiu o Regime Diferenciado de Contratações, o qual se aplica para hipótese específicas de contratações, como as ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento, obras e serviços de engenharia no âmbito do SUS, mobilidade urbana ou ampliação de infraestrutura logística.


Equipe Juntos.

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

Dúvida frequente

Como foi realizada a replicabilidade do EGP de Pelotas para Curitiba?

Rede Juntos

Olá,

O EGP foi uma iniciativa desenvolvida em Pelotas, que permitiu o gerenciamento de mais de 250 projetos alinhados ao Mapa Estratégico da Prefeitura da cidade gaúcha. Na implantação do escritório foi desenvolvida uma sistemática de acompanhamento, modelo de governança e um sistema de gerenciamento de projetos (PROGES), que permite uma visão global de todos os projetos. A experiência positiva despertou o interesse de Curitiba em replicar a frente, a partir de um projeto piloto. As prefeituras, conjuntamente com a Comunitas, planejaram um plano de trabalho, com cronograma e responsabilidades para cada uma das entidades envolvidas. A Comunitas lidera e articula, enquanto Pelotas compartilha o conhecimento técnico e ferramentas necessárias, e Curitiba disponibiliza equipes e condições para que a replicabilidade seja bem sucedida. Foram escolhidos cinco projetos para que fossem acompanhados pelo escritório e os servidores foram treinados com conceitos em gerenciamento de projetos. A previsão inicial era que o piloto fosse encerrado em fevereiro/16, mas foi postergado por mais dois meses. Atualmente, o EGP está sendo replicado para Campinas, com o apoio de Pelotas.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Quais são os tipos de estruturas organizacionais em projetos?

Rede Juntos

Olá,

A estrutura organizacional é um dos pilares para que os processos de gerenciamento de projetos ocorram em uma organização e a escolha dela define a maior probabilidade de sucesso ou fracasso na condução dos projetos. Planejar recursos humanos significa determinar funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto, tanto em relação às pessoas quanto aos grupos internos ou externos à organização executora do projeto. Existem três tipos básicos de estrutura organizacional de projetos: funcional, projetizada e matricial (que se dividem em fraca, balanceada ou forte).Em cada um deles há um impacto diferente na hierarquia da organização, dando ou retirando autoridade dos gerentes de projetos e funcionais.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Por que é importante ter uma ferramenta/software para gerenciamento de projetos?

Rede Juntos

Olá,

Uma ferramenta para gerenciamento de projetos é importante, pois permite a centralização de informações e a comunicação passa a ser feita de maneira ágil e permite que os envolvidos encontrem inconsistências e mitiguem riscos. O acompanhamento eletrônico isenta a tramitação física dos documentos e organiza os processos internos.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

 O que é PMO? Qual a diferença entre Programas e Projetos?

Rede Juntos

Olá,

PMO (Project Management Office) é uma entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. Em português, a denominação mais comum é EGP (Escritório de Gerenciamento de Projetos). Programas é o conjunto de projetos organizados por temas ou objetivos comuns. Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo. Tem natureza temporária, com início e término definidos, ou seja, possuem um ciclo de vida determinado.


Equipe Juntos.

Temas

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

NATHALIA ANDRADE

Como é possível garantir que a navegação pelas trilhas será convertida em real ação pelos gestores?

Bruna Santos

Oi Natália, sou a Bruna, Gerente de Conhecimento da Comunitas. Como toda inovação, lidamos com incerteza. A melhor forma de "garantir" isso que você falou é manter o canal aberto e contínuo de interação com os gestores públicos da nossa rede. Assim acreditamos que conseguiremos extrair deles a informação sobre a precisão do que estamos colocando no ar e avaliar se está ou não traduzindo-se em soluções. Uma das apostas no formato que criamos é a adaptabilidade e atualização contínua do conhecimento. Se tiver mais dúvidas e/ou contribuições, poste aqui. Estamos sempre atentos para os cometários. E conte-nos mais sobre o que você faz e o que está achando do material. Abraços

Bruna. 

Ana Paula Lima

As sugestões de alteração de conteúdos enviadas são aprovadas antes de publicar?

Quem produz os conteúdos iniciais?

 

Obrigada!

Georgia Anunciação

Olá, Ana Paula! Obrigada por enviar a sua dúvida. 

As sugestões passam pelo editorial da plataforma, sendo aprovadas pelos gestores da wiki posteriormente.

A produção do conteúdo é feita por dois segmentos: pela área de gestão de conhecimento da Comunitas (organização responsável pela plataforma) e também por bolsistas da Rede Juntos.  

Temas

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

Dúvida frequente

Como funcionou o Grupo de Estudos Estatísticos de Teresina?

Rede Juntos

Olá,

Em 2014, a prefeitura de Teresina, durante a frente de Equilíbrio Fiscal - Receitas, com o intuito de ampliar as receitas municipais sem o aumento de tributos, considerou necessário um aprofundamento nas análises das bases orçamentárias. O grupo de estudos foi criado para analisar receitas e oportunidades no orçamento municipal. Entre as diversas oportunidades de incremento da arrecadação identificadas pelo grupo de estudos, destacam-se a do recadastramento de proprietários, de áreas construídas do município e de redução da inadimplência do IPTU.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Como é feito o acompanhamento de processos de Licenciamento Urbano?

Rede Juntos

Olá,

Para que a troca de informações aconteça de maneira ágil e eficaz, é importante um sistema que permita a visualização de todos os processos de maneira integrada. O desenvolvimento de um sistema eletrônico permite isso, mas é necessário que exista uma integração entre os cadastros e os órgãos envolvidos. Para o órgão público, a informatização dos processos permite com presteza a construção de um histórico e o acompanhamento do desempenho das avaliações de processos. Permitem ainda a verificação de qual departamento/secretaria está dependendo o encaminhamento do processo e o tempo de processamento/análise de cada etapa do licenciamento urbano. Os processos de licenciamento que são protocolados por meio eletrônico permitem a filtragem de solicitações incompletas, obrigando o levantamento de toda a documentação antes da abertura de processo. Para que um sistema de acompanhamento de processos seja efetivo é necessário que seja divulgado e comunicado para os usuários e demais interessados, buscando melhorias contínuas. Em Campinas, especificamente, foram implantados os sistemas de licenciamento eletrônico ambiental (LAO) e o urbanístico (SEMURB Online), sendo que ambos são integrados ao Sistema de Informações Municipais (SIM), gerando maior transparência e agilidade na análise e aprovação dos projetos.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

O que é a ferramenta SEMURB Online?

Rede Juntos

Olá,

O SEMURB Online é o sistema de aprovação de projetos via web que permite ao profissional encaminhar e acompanhar todas as solicitações referentes à aprovação de projetos junto à Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Quais são os tipos de empreendimentos enquadrados na lei de Aprovação Responsável Imediata (ARI)?

Rede Juntos

Olá,

O ARI estabelece critérios para aprovação automática quando o proprietário do imóvel, o autor do projeto e o responsável técnico assumem responsabilidade pelo cumprimento da legislação edilícia vigente e pela documentação apresentada. Esse procedimento vale para projetos de baixa complexidade e reduz para 3 dias úteis a emissão de alvará para projetos de edificações unifamiliares e de comércio e serviços de pequeno porte.


Equipe Juntos.

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

Dúvida frequente

Que resultados foram identificados que reduziram as despesas com folha de pagamento?

Rede Juntos

Olá,

Estes foram alguns resultados identificados durante a frente de trabalho de Diagnóstico de Folha de Pagamento, realizada em Juiz de Fora: servidores que foram contratados inicialmente para atuar na zona rural do município, mas que estavam atuando na zona urbana e continuavam recebendo gratificação da zona rural; identificação e correção da relação de funcionários que recebiam adicionais de insalubridade ou periculosidade, mas que já estavam alocados em outras funções; maior controle e critério no pagamento de gratificações que não são obrigatórias; introdução da biometria em unidades de saúde e em órgãos da Administração Indireta.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Quais são os limites legais estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para despesas totais com pessoal sobre a receita?

Rede Juntos

Olá,

A apuração do cumprimento do limite legal estabelecido pela LRF leva em consideração o percentual da Despesa Total com Pessoal sobre a Receita Corrente Líquida, cujos limites estabelecidos são: limite máximo - 54,00%; limite prudencial - 51,30%; limite de alerta - 48,60%.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Qual é o papel e a responsabilidade do Comitê Gestor na frente de trabalho?

Rede Juntos

Olá,

O Comitê Gestor é um dos principais responsáveis pela coordenação do projeto nos municípios. É um grupo formado por secretários municipais, principalmente ligados à áreas meio e planejamento na prefeitura.


Equipe Juntos.

Dúvida frequente

Como funciona a Sistemática de Acompanhamento da frente de Diagnóstico de Folha de Pagamento?

Rede Juntos

Olá,

Para um acompanhamento consistente das ações da frente, foi desenvolvida uma sistemática de reuniões periódicas, sendo que as de ações mais táticas e operacionais devem ser semanais, enquanto a mais estratégica deve ser mensal. Para um bom andamento das ações, o prefeito e um comitê de secretários líderes das ações, chamados de Comitê Gestor, devem ser participar e acompanhar atentamente os processos, propondo melhorias e identificando oportunidades nas entregas apresentadas nas reuniões. Nas reuniões semanais, são apresentadas as atividades realizadas, tratados os riscos e são alinhados os próximos passos; nas reuniões de caráter mais estratégico são obtidas as diretrizes e os resultados dos projetos como um todo e se estão próximos das metas combinadas previamente.


Equipe Juntos.

Desafio

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

Bruna Santos

Gostaria de saber sobre o papel da IMA nessa frente. Em Campinas, qual foi o papel da empresa de tecnologia? 

Temas
Desafio

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

SALMON VITORINO

Olá Pessoal,

Não consigo acessar o conteúdo desse evento...

 

Georgia Anunciação

Olá, Salmon! 

Enquanto logado no seu usuário, tente atualizar a página com o navegador do Google Chrome. Os conteúdos aparecerão para você. 

Caso o problema persistir, entre em contato conosco novamente. 

Desafio

Dúvidas

Dúvidas sobre este conteúdo

Gloria Maria

Quais são as sufestsug para melhorar a relação público privada?

Gestão de Conhecimento

Cara Glória, não entendemos a sua pergunta. O que você quer dizer com sufestsug?

Obrigada!

Gestão de Conhecimento

Cara Glória, não entendemos a sua pergunta. O que você quer dizer com sufestsug?

Obrigada!

Gloria Maria