Encontro Rede Juntos: Inovação na Gestão de Pessoas, Serviços e Investimentos

Secretários municipais, especialistas e gestores públicos reuniram-se no dia 13 de novembro no Insper, para discutir a Inovação na Gestão de Pessoas, Serviços e Investimento, durante o Encontro Rede Juntos promovido pela Comunitas. O evento serviu para a troca de experiências e contou com explanações de Secretários e especialistas nos temas. Foi apresentado um cenário econômico atual e as perspectivas para 2018 e experiências recentes no que concerne as parcerias público-privadas e os novos paradigmas de contratualização de serviços públicos foram alguns dos temas abordados durante o encontro. Ao final, a Presidente do Conselho de Gestão Fiscal da Prefeitura de São Paulo, Ana Clara Abrão, falou sobre Despesas de Pessoal: oportunidades de ganhos de eficiência e melhoria da Gestão.

Acesse o conteúdo apresentado pelos palestrantes! 

Estudo de iniciativas para redução de despesas de pessoal e aumento de eficiência

Parceria público privadas municipais: experiência recente

Novos Paradigmas de contratualização de serviços públicos

A experiência da Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias de Teresina

A gestão contratualizada de serviços públicos

Gestão privada para o interesse público

A experiência da Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias de São Paulo

Dúvidas

SALMON VITORINO

Olá Pessoal,

Não consigo acessar o conteúdo desse evento...

 

Georgia Anunciação

Olá, Salmon! 

Enquanto logado no seu usuário, tente atualizar a página com o navegador do Google Chrome. Os conteúdos aparecerão para você. 

Caso o problema persistir, entre em contato conosco novamente. 

Governos que servem: inovações que estão melhorando a prestação de serviços aos cidadãos

Resumo

Historicamente a dificuldade para inovar tem sido apontada como uma característica inerente ao setor público. Porém, muitos governos estão renovando suas formas de interação com os cidadãos a partir de práticas inovadoras que desafiam as tradicionais deficiências de gestão, fragmentação e complexidade da prestação dos serviços públicos.

Esta publicação apresenta as lições aprendidas a partir de casos estudados com base em um marco analítico comum. Nela são analisadas dimensões como as novas tecnologias de informação e comunicações, a coordenação governamental, os marcos regulatórios e os modelos de gestão.

Com base nestes estudos, são identificados três importantes vetores da inovação em serviços: integração, simplificação e gerenciamento. Adicionalmente, especialistas reconhecidos apresentam as lições da experiência internacional e fornecem recomendações para os tomadores de decisões interessados em colocar as necessidades dos cidadãos no centro da ação do governo.

Leia o artigo na íntegra no arquivo abaixo:

O Uso de Big Data no Setor Público (Inglês)

Resumo

Este artigo analisa diferentes maneiras pelas quais o uso do Big Data pode ser alavancados para melhorar a eficiência e eficácia do governo. Ele descreve cinco casos nos quais conjuntos diversos de informações são reunidos, processados ​​e analisados ​​em três áreas políticas diferentes: cidades inteligentes, tributação e cidadão segurança.

Os casos, compilados a partir de extensas pesquisas de mesa e entrevistas com acadêmicos líderes e profissionais no campo da análise de dados, foram analisados ​​a partir da perspectiva do público servidores interessados ​​em dados importantes e, portanto, abordam os aspectos técnicos e institucionais de as iniciativas. Com base nos estudos de caso, foi elaborado um guia de políticas para orientar funcionários públicos da América Latina e Caribe na implementação de grandes iniciativas de dados e promoção de dados ecossistema.

O guia abrange aspectos como liderança, arranjos de governança, regulamentação de frameworks, compartilhamento de dados e privacidade, bem como considerações para armazenar, processar, analisar, e interpretação de dados.

Este conteúdo está em Inglês.

Leia o artigo na íntegra no arquivo abaixo:

O Uso de Big Data (Inglês)

 

Entrevista | Regina Célia Esteves de Siqueira fala sobre eficiência na gestão pública

Transparência de governo e a importância do engajamento público com efetividade. Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, discute eficiência, participação popular e como utilizar ferramentas empresariais no âmbito da esfera pública.

 

9

 

Anais do Seminário de Inovação em Gestão Pública

Resumo

O Seminário de Inovação em Gestão Pública tem o intuito de trazer profissionais e mestrandos da área de gestão pública para dividir experiências e cases de sucesso já implementados nos órgãos em que trabalham. Elaborado a pedidos de ex-alunos do Programa de Mestrado em Administração Pública oferecido por Columbia no Brasil (Global EMPA) o Seminário trouxe quatro eixos temáticos principais; Gestão Pública Eficaz no Século XXI, Cidades Metropolitanas: o que funciona?, Reformas de Baixo para Cima: Governança Compartilhada na Prática e Inovações nas Políticas Sociais. Dos mais de 60 resumos recebidos, 17 foram selecionados e apresentados no dia do evento, que ocorreu dia 10 de novembro de 2016 em São Paulo.

Leia o material na íntegra no arquivo abaixo:

Gestão em Tempos de Crise

Fernando Abrúcio (FGV)

Gestão pública como instrumento de transformação social, com André Barrence e Marivaldo Pereira

4

 

4

 

Encontro de Secretários Rede Juntos | Inovação na Gestão | 13 de novembro de 2017

 

A sistematização do encontro será feita simultaneamente através desse link. 

Você pode acompanhar em tempo real a construção desse material que será disponibilizado aqui na plataforma Rede Juntos depois do encontro. 

Inovação na Gestão Municipal - A Experiência do Programa Juntos | Patrícia Loyola

2